Oração
Momentos de intimidade com Deus
Ao longo da nossa vida espiritual, nos vamos deparando com certos momentos em que parece que Deus está mais perto de nós, o que no fundo até tem o seu quê de verdade.
Mas á medida em que o tempo vai passando, nos vamos deixando absorver pelos problemas da vida, as nossas lides diárias vão aumentando, os nossos compromissos vão aumentando e quando paramos para meditar vemos que já nem falamos com Deus.
É verdade que continuamos a ler a Sua palavra, fazemos as nossas orações diárias, mas tudo se torna quase como uma rotina, e por vezes até enviamos sms a Deus ás refeições. Estamos a perder o nosso momento íntimo com o nosso Pai celestial.
Olhando para o ministério de Jesus Cristo, vemos que ele sendo 100% homem e 100%Deus, não dispensou os Seus momentos a sós com o Pai, quando tantas vezes se retirava para um lugar deserto ou subia ao monte para orar[1].
E aquando a escolha dos Seus Apóstolos, nos diz a Palavra de Deus que passou a noite em oração[2], isto nos mostra não só a dependência que Jesus tinha do Pai, mas também nos ensina que em qualquer assunto da nossa vida devemos velá-lo ao Pai
Se agora olharmos para os discípulos antes da morte e da ressurreição do Senhor e da descida do Espírito Santo, reparamos que eles não davam uma grande importância á oração, e houve alturas até que adormeceram, no lugar de estarem com o Senhor a orar[3].
Mas depois de tais factos acima citados acontecerem começamos a ver que os Apóstolos davam valor á oraram[4].
Também o Apóstolo Paulo foi um homem dedicado á oração desde logo á sua conversão[5], mas também ao longo das suas cartas incentivou os crentes a orarem por ele e seus companheiros para que a Palavra de Deus pudesse ser pregada com toda a liberdade e ousadia[6].
Como podemos ver a oração tem um valor tremendo para a vida de um filho de Deus, pois ela é o canal que nos abre as portas do Céu para nós.
Se pensarmos que somos mais capacitados que os servos de Deus da igreja primitiva, estamos profundamente enganados, podemos pensar que estamos melhor preparados intelectualmente e até é verdade, temos ao nosso alcance muitos meios que eles não tinham, mas também não é menos verdade que esses meios nos estão a tirar o tempo de estarmos a sós com Deus.
Quando olhamos para o Velho Testamento, vemos servos de Deus que tinham uma intimidade com o Senhor, que Deus lhes concedia fazerem grandes feitos, só para nos avivar a memória vou mencionar dois deles, Elias e Eliseu.
Elias tinha uma intimidade com Deus que ele orou e trouxe á vida um menino que era morto[7]. Também podemos ver o caso da chuva que não apareceu por 3 anos[8], e que depois de orar voltou a chover[9].
Também Eliseu mantinha uma intimidade com Deus muito profunda o que lhe valeu grandes vitorias e grandes feitos, entre os quais a ressurreição de um menino[10] .
E verdade que a Bíblia não relata grandes orações, mas podemos ver entre linha que os homens e as mulheres usadas por deus tinha o seu tempo de intimidade com Deus.
Assim sendo também nós, se queremos ter vitória no nosso ministério e na nossa vida, temos de começar a melhorar e a nos habituarmos a criar um tempo de intimidade com Deus. Quando se fala em criar esse tempo, não estou a falar de uns momentos no começo do dia ou ao fim do mesmo, mas de um tempo no mínimo de uma hora com o nosso Deus, para que assim possamos perceber o que Ele quer que façamos no lugar onde nos colocou, não somos nós que temos de virar os planos de Deus, mas é Deus que tem de mudar os nossos de acordo com a Sua vontade e beneplácito.
Até mesmo nas mensagens que temos de transmitir ao povo, devemos busca-las de Deus, pois quem conhece melhor os corações senão aquele que os criou?
Vamos lutar para termos uns bons momentos na presença do Deus Altíssimo, pois Ele deseja nos encher com a plenitude do Seu Espírito e nos mostrar os Seus planos para a Sua obra.
Só assim podemos ver cumprido na nossa vida o que nos disse Jesus[11]…
[1] Mc1:35 6:31 Mt 26:36 Mr 6:46 Lc 6:12 11:1
[2] Lc 6:12
[3] Mt 26:41-44
[4] Act 3:1 6:4
[5] Act 9:11
[6] 1Ts 5:25
[7] 1Rs 17:20-22
[8] 1Rs 17:1
[9] 1RS18:1-42-45
[10] 2Rs 4:32-36
[11] Jo 14:12
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Oração
Publicada por
Antonio Manuel Chumbinho
à(s)
16:40
0
comentários
Subscrever:
Mensagens (Atom)
