Deve ser complicado* ser Deus
Por João César das Neves (Professor universitário)
Texto escrito para Jornal "O Público"
Já pensaram na pachorra que é preciso para ser Deus? Lidar com toda a humanidade ao mesmo tempo deve ser complicado. É que Deus tem de conviver com todo o tipo de pessoas. Neste caso é mesmo todo o tipo de pessoas. Não há dúvida que Deus tem de ser Deus só para conseguir suportar ser Deus.
Ser Deus é ser incompreendido. Não existe nada no mundo tão evidente, tão visível, tão compreensível como Deus. Deus, porque é Deus, resplandece em tudo. Por isso, a existência de Deus é uma das certezas mais consensuais da humanidade. No entanto Deus está também acima de tudo, infinitamente acima de tudo. Claro que Deus sabe que as suas criaturas nunca O conseguirão compreender. O problema não está aí, mas na forma como as criaturas lidam com o que não entendem.
Muitos não Lhe ligam nenhuma. Aproveitam tudo o que Ele lhes dá, sem sequer uma palavrinha para agradecer aquilo que, afinal, é tudo o que eles têm e são. Por vezes até exigem mais, invocando direitos inalienáveis. Se Deus não existisse como podiam existir direitos? Como podia existir quem os invoque? Alguém fala dos direitos de Deus?
Aqueles que acham que compreendem Deus às vezes ainda são piores. Que piegas e pedinchões! Como acham que compreendem, fazem contratos com Deus, chantagem com Deus, tentam enganar Deus, seduzir Deus, manipular Deus. Mais, como se consideram relacionados a alto nível, acham-se com direito a uma vidinha melhor. Melhor do que quê? Se é assim, porque não pedir asas ou visão raio-x?
Não é extraordinário que Deus tenha feito o universo e depois essa obra se ponha a comentar o que Ele fez e o que ela é? Temos mil críticas à forma como o mundo funciona. Como se houvesse alternativa e não fosse um privilégio indiscritível simplesmente existirmos. Nós somos os que conseguiram convite para participar neste momento e neste cantinho da Criação. Lamentar o mundo e a sociedade, desdenhar da obra e Autor é, senão grosseria, pelo menos tolice.
A mais bela criatura de Deus é a liberdade humana, e é essa que gera mais problemas. Deus criou a liberdade da forma mais radical, recuando para deixar outros fazer. Se a liberdade humana avançar para Deus consegue realizar obras espantosas. Menos perfeitas que as Deus faria sozinho, mas muito mais valiosas por serem feitas por quem não é capaz.
O risco da liberdade é que pode ser usada como se quiser. Uma liberdade sem Deus é destruição, mas isso faz parte da liberdade. O mais incrível é muitos usarem esse mal que a liberdade humana faz sem Deus como prova da inexistência de Deus. Como existe mal no mundo, que nós fizemos, então não pode existir um Deus bom, que nos fez a nós. Eu estraguei e por isso Ele não existe! Não é espantoso o raciocínio?
Talvez o mais ridículo seja nós orgulharmos daquilo que Deus fez através de nós. Alguém que não é nada senão aquilo que Deus fez, que depois teve de ser corrigido porque já estragara o que era, e que só conseguiu fazer algo de bom porque Deus lhe segurou a mão, anda todo inchado com essa sua realização! E nós todos dizemos «que grande artista!», «que genial autor!», «que excelente artigo!», sem percebermos que o verdadeiro Artista e Autor é aquele que merece palmas cada vez que passa uma mosca.
Ser Deus é tão complicado que, se Ele viesse a este mundo, as coisas iam correr mal de certeza. É verdade que os gregos, romanos e outros imaginaram como seriam as visitas dos deuses, mas eles perceberam tudo ao contrário, descrevendo a cena como um patrão a visitar a propriedade. O que aconteceria realmente seria que, depois de um momento de euforia no reconhecimento, começariam as reinvindicações, as discussões, os ataques. Não! Se Deus nos visitasse, o mais certo era Ele acabar morto da forma mais cruel que se conseguisse encontrar.
Deve ser complicado ser Deus. Afinal quem é que quereria ser Deus, para ter tanto trabalho, fazer tudo tão bem, tão perfeito e depois acabar esquecido, desprezado, incompreendido? Tem de se ser especial para se aceitar ser Deus. De facto só o Amor quereria e poderia ser Deus.
João César das Neves
* O autor originalmente escreveu "horrível" e não "complicado". Tomei a liberdade de alterar todas as vezes que dizia "horrível" para "complicado" para não ferir susceptibilidades.
Hugo Pinto
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Muito Intereçante...
Publicada por
Antonio Manuel Chumbinho
à(s)
11:39
0
comentários
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Oração
Oração
Momentos de intimidade com Deus
Ao longo da nossa vida espiritual, nos vamos deparando com certos momentos em que parece que Deus está mais perto de nós, o que no fundo até tem o seu quê de verdade.
Mas á medida em que o tempo vai passando, nos vamos deixando absorver pelos problemas da vida, as nossas lides diárias vão aumentando, os nossos compromissos vão aumentando e quando paramos para meditar vemos que já nem falamos com Deus.
É verdade que continuamos a ler a Sua palavra, fazemos as nossas orações diárias, mas tudo se torna quase como uma rotina, e por vezes até enviamos sms a Deus ás refeições. Estamos a perder o nosso momento íntimo com o nosso Pai celestial.
Olhando para o ministério de Jesus Cristo, vemos que ele sendo 100% homem e 100%Deus, não dispensou os Seus momentos a sós com o Pai, quando tantas vezes se retirava para um lugar deserto ou subia ao monte para orar[1].
E aquando a escolha dos Seus Apóstolos, nos diz a Palavra de Deus que passou a noite em oração[2], isto nos mostra não só a dependência que Jesus tinha do Pai, mas também nos ensina que em qualquer assunto da nossa vida devemos velá-lo ao Pai
Se agora olharmos para os discípulos antes da morte e da ressurreição do Senhor e da descida do Espírito Santo, reparamos que eles não davam uma grande importância á oração, e houve alturas até que adormeceram, no lugar de estarem com o Senhor a orar[3].
Mas depois de tais factos acima citados acontecerem começamos a ver que os Apóstolos davam valor á oraram[4].
Também o Apóstolo Paulo foi um homem dedicado á oração desde logo á sua conversão[5], mas também ao longo das suas cartas incentivou os crentes a orarem por ele e seus companheiros para que a Palavra de Deus pudesse ser pregada com toda a liberdade e ousadia[6].
Como podemos ver a oração tem um valor tremendo para a vida de um filho de Deus, pois ela é o canal que nos abre as portas do Céu para nós.
Se pensarmos que somos mais capacitados que os servos de Deus da igreja primitiva, estamos profundamente enganados, podemos pensar que estamos melhor preparados intelectualmente e até é verdade, temos ao nosso alcance muitos meios que eles não tinham, mas também não é menos verdade que esses meios nos estão a tirar o tempo de estarmos a sós com Deus.
Quando olhamos para o Velho Testamento, vemos servos de Deus que tinham uma intimidade com o Senhor, que Deus lhes concedia fazerem grandes feitos, só para nos avivar a memória vou mencionar dois deles, Elias e Eliseu.
Elias tinha uma intimidade com Deus que ele orou e trouxe á vida um menino que era morto[7]. Também podemos ver o caso da chuva que não apareceu por 3 anos[8], e que depois de orar voltou a chover[9].
Também Eliseu mantinha uma intimidade com Deus muito profunda o que lhe valeu grandes vitorias e grandes feitos, entre os quais a ressurreição de um menino[10] .
E verdade que a Bíblia não relata grandes orações, mas podemos ver entre linha que os homens e as mulheres usadas por deus tinha o seu tempo de intimidade com Deus.
Assim sendo também nós, se queremos ter vitória no nosso ministério e na nossa vida, temos de começar a melhorar e a nos habituarmos a criar um tempo de intimidade com Deus. Quando se fala em criar esse tempo, não estou a falar de uns momentos no começo do dia ou ao fim do mesmo, mas de um tempo no mínimo de uma hora com o nosso Deus, para que assim possamos perceber o que Ele quer que façamos no lugar onde nos colocou, não somos nós que temos de virar os planos de Deus, mas é Deus que tem de mudar os nossos de acordo com a Sua vontade e beneplácito.
Até mesmo nas mensagens que temos de transmitir ao povo, devemos busca-las de Deus, pois quem conhece melhor os corações senão aquele que os criou?
Vamos lutar para termos uns bons momentos na presença do Deus Altíssimo, pois Ele deseja nos encher com a plenitude do Seu Espírito e nos mostrar os Seus planos para a Sua obra.
Só assim podemos ver cumprido na nossa vida o que nos disse Jesus[11]…
[1] Mc1:35 6:31 Mt 26:36 Mr 6:46 Lc 6:12 11:1
[2] Lc 6:12
[3] Mt 26:41-44
[4] Act 3:1 6:4
[5] Act 9:11
[6] 1Ts 5:25
[7] 1Rs 17:20-22
[8] 1Rs 17:1
[9] 1RS18:1-42-45
[10] 2Rs 4:32-36
[11] Jo 14:12
Publicada por
Antonio Manuel Chumbinho
à(s)
16:40
0
comentários
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Breve artigo--AD Caldas....
António Manuel Chumbinho, mais conhecido por TóMané, é o nome do obreiro que tem trabalhado na obra de Deus na Igreja de Caldas da Rainha e que agora se despede deste trabalho para atender à chamada do Senhor que o leva a trabalhar no Lar de Betânia, em Estremoz. António Manuel Chumbinho, mais conhecido por Tó-Mané, é o nome do obreiro que tem trabalhado na obra de Deus na Igreja de Caldas da Rainha e que agora se despede deste trabalho para atender à chamada do Senhor que o leva a trabalhar no Lar de Betânia, em Estremoz, com jovens rapazes que têm vidas muito difíceis a todos os níveis.Convertido no dia 5 de Abril de 1998, começou a frequentar a Igreja e a estar mais envolvido com Deus e com a Sua obra. Ainda antes de cumprir o mandamento do Senhor descendo às águas já colaborava com a equipa que se deslocava ao estabelecimento prisional. Depois começou a servir mais entrando para a escala de cultos em toda a área, servindo na parte da sonorização do grupo de evangelização e também cantando no coral. Com este trabalho tornou-se a cada dia mais dedicado e considera que é muito gratificante poder sentir-se útil na obra de Deus.TóMané estava a servir na Igreja, mas numa das primeiras vezes que entrou na cadeia sentiu que Deus queria algo mais de si, queria que ele se dedicasse mais e pôs no seu coração o desejo de trabalhar para Ele a tempo inteiro. Depois disto, deixou o assunto esquecido voltando a sentir esse desejo, em 2003, num culto de apresentação dos alunos do Instituto Bíblico.O momento de entrada para o Instituto não se proporcionou logo e seguiram-se três anos de luta, mas ele não desistiu e perseverou em oração e adoração ao Pai. No dia 11 de Setembro de 2006 entrou para o Instituto Bíblico com a ajuda da Igreja em Caldas, que suportou o pagamento das propinas por reconhecer este homem tão dedicado e o quão importante é a formação de obreiros que possam trabalhar na obra de Deus a tempo inteiro.No fim de dois anos de estudo e de intenso trabalho chegou uma data muito importante para o TóMané: o dia da sua Graduação. Realizada a 28 de Junho de 2008, esse dia foi de muita emoção, alegria e gratidão em que ele pôde olhar para trás, para as dificuldades sentidas e ultrapassadas, e lembrar, mais uma vez, que Deus sempre o abençoou e ajudou, permitindo que se graduasse e que pudesse dedicar-se ainda mais a Ele.No dia 27 de Julho de 2008 o TóMané fez a sua despedida. Foi um momento muito emocionante, para si e para toda a Igreja que sempre acompanhou o seu crescimento como servo de Deus e o seu trabalho durante estes dois anos. Referiu que era difícil estar no púlpito numa situação de despedida porque era aquela a Igreja que o tinha ajudado em tudo e à qual ele é muito grato. Sente que todo o trabalho que vai realizar daqui para a frente é uma maneira de agradecer o que por ele foi feito, a confiança nele depositada e a oportunidade tão grande que lhe foi dada. Explica que não deixa a igreja para trás porque leva todos no coração e porque é apenas uma mudança para um local em que vai desenvolver o trabalho para o qual foi chamado. Por fim deixou um apelo para que os jovens sintam no seu coração seguir a este bom Deus e para ouvirem o Seu chamado pois tem a certeza que Ele vai levantar grandes obreiros para a Sua obra.Podemos ver como Deus é bom através do percurso de vida do TóMané e que quando Ele nos chama para trabalhar para Si, devemos ouvi-Lo. As coisas nem sempre parecem correr de modo favorável, mas Deus é o Todo-Poderoso e Ele é quem tudo conhece e tudo pode mudar. Nós devemos perseverar n’Ele com louvor e adoração! Marta Sarmento
Publicada por
Antonio Manuel Chumbinho
à(s)
23:08
0
comentários
sexta-feira, 11 de julho de 2008
O grande Amor
O grande Amor
Existe um amor maior do que todo o amor que a humanidade possui em seus corações: o amor de Deus. Deus amou o mundo (humanidade) que deu o seu filho unigénito para que fosse crucificado e assim pudesse salvar a humanidade. Somente o Filho de Deus poderia salvar o mundo. Mesmo sendo todos nós pecadores, Deus entregou o seu Filho amado para que Ele pudesse morrer e assim nos salvar. (Jo 3:16).
O amor de Deus é imensurável, porém eu te pergunto: e o teu amor para com Deus, como está? Será que estás retribuindo o amor que Deus teve para contigo? Será que estás agradando àquele que deu o seu filho para morrer por ti? Será que amas aquele que morreu para te salvar?·São muitas as perguntas que eu posso fazer, porém a sua resposta é única. Ou tu amas ou não amas a Jesus.O Senhor Jesus disse, em uma certa vez, quem são as pessoas que o amam..."Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama." (Jo 14:21a).
Será que tu realmente está a fazer a vontade daquele que te quer dar a salvação? Será que tu realmente o amas? Quem ama a Jesus, nosso Salvador, segue fielmente a palavra de Deus.
Jesus te chama para viver no caminho da salvação!
"O Filho do homem veio salvar o que estava perdido." (Mt 18:11).
Jesus chama por ti, que estás cansado de viver no pecado. Tu que procuras a felicidade no mundo, nunca a encontrarás, pois só há uma maneira de encontrar a verdadeira felicidade, só há um caminho, e esse caminho é Jesus Cristo!
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6).
Vem a Jesus, é o convite!
"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28).
Deus ama-te!
"Mas Deus prova o seu amor para connosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Rm 5:8).
Jesus chama-te a todo o momento!
"Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:20).
Ele te quer salvar!
"Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância." (Jo 10:10b).
Aceita Jesus nesse momento e vem sentir o grande poder de Deus operando na sua vida!
Publicada por
Antonio Manuel Chumbinho
à(s)
19:35
1 comentários
